quarta-feira, 14 de setembro de 2011

SEMANA FARROUPILHA

Nossa escola iníciou no dia 14, a programação da Semana Farroupilha, guardando a Chama Crioula no Parque de Eventos Olmiro Brandão, reprentada pelos alunos Caroline Curth, turma 63, Gabriela Moreira, turma 63, Henrique Nunes, turma 61 e Mario Bangel, turma 71 sob os cuidados da Professora Viviane Lima e do Diretor Eduardo Ivanowski.


A tarde, nossos alunos, que tão bem nos representaram pela manhã, e que são membros da Invernada Mirim do CTG Sovéu Ouro se apresentaram para os pequenos.



Continuando as atividades, a Professora Viviane e o Professor Lauro contaram um breve histórico da Chula, uma tradicional dança gaúcha e, fizeram uma Hora do Conto com o texto "Chula", do autor Toni Brandão:


Os espectadores ficaram encantados com a história, as imagens e a música, tão lindamente escolhida pelos professores.
Para finalizar esta apresentação o aluno Henrique Nunes, dançou a Chula, cheio de desenvoltura, alegria e disposição:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

HISTÓRICO DA CHULA

A chula é uma dança masculina de desafio, sempre em par, um pra cada lado, onde há um "passo" pra cada desafiante, por cima da "lança" que está deitada sobre o assoalho. O sapateador (chuleador) deve respeitar o ritmo, devendo ser o sapateio uma espécie de percussão para a gaita (acordeão), variando as figuras, sem que se repita a mesma a cada nova entrada na lança.

Nos concursos de chula, antes de começar o desafio, o mestre-sala (ou julgador dos concorrentes) faz a declaração do verso abaixo e, ao término do mesmo, o "gaiteiro" (acordeonista) começa a execução instrumental.

Velha chula individual, que vem de remotas eras,
nas solidões das taperas, marcaste o pampa imortal,
Chora a "cordeona" nos baixos,
abram o peito os cantores
Pois a chula é dança de índio macho,
em desafio por amores.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Marcando ainda mais este momento, os professores surpreenderam a seus alunos cantando em coro, músicas tradicionais como o "Canto Alegretense" e "Tordilho Negro".

No ensaio geral:

O encanto da gurizada:
 A surpresa para os alunos:

 Muita animação fecha com chave de ouro nossa tarde:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

RODA DE CHIMARRÃO DOS 2º ANOS

Os Gaudérios Mirins se deliciavam com rodadas de mate
Enquanto as belas Chinocas embelezavam a tarde!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário