sábado, 17 de setembro de 2011

CARRETEIRO DAS 6ª SÉRIES

Na quinta-feira pela manhã, os alunos das turmas 61, 62 e 63, reuniram-se para festejar a Semana Farroupilha.

No embalo da animação e das brincadeiras, degustaram um maravilhoso carreteiro campeiro preparado com muito carinho pelas nossas merendeiras.















______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



HISTÓRIA DO CARRETEIRO

Comumente chamado simplesmente de "carreteiro", o arroz carreteiro ou arroz-de-carreteiro, é um prato típico da culinária brasileira, originário do Rio Grande do Sul. 

Surgiu quando os carreteiros (transportadores de cargas) que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois coziam em panela de ferro uma mistura de charque picada com arroz. 

Trata-se de um prato prático, que por sua simplicidade podia ser preparado pelo viajante solitário, que comeria um churrasco somente em um paradouro, o que conseguia fazer somente depois de muitos dias de viagem.

Sem contar com geladeira e, tampouco, ter como congelar a carne, o carreteiro valia-se da carne de sol, que no Rio Grande do Sul é conhecida como charque (preparado nas charqueadas), e esta se conservava durante os muitos dias da viagens empreendida pelo carreteiro transportador de cargas. 

Elaborado originalmente à base de charque e arroz e tradicionalmente preparado em panela de ferro, é um dos principais pratos da culinária gaúcha.


Um comentário:

  1. Corrigindo a Data do carreteiro das 6° séries, foi na quinta-feira, dia 15 de setembro, e não na sexta como está publicado.

    ResponderExcluir