terça-feira, 22 de maio de 2012

ANIVERSÁRIO DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

Danças e capoeira na comemoração do aniversário da Abolição da Escravatura
Manifestação cultural parou o Centro da cidade

Com apresentações sobre a cultura africana, o 124º aniversário da assinatura da Lei Áurea (sancionada em 13 de maio de 1888), que declarou extinto o regime de escravidão no Brasil, foi comemorado hoje à tarde no estacionamento da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, ao lado do Terminal de Ônibus, no Centro. As apresentações de danças como maculelê e samba, além de capoeira, foram conduzidas pelas turmas das oficinas de capoeira e cultura afro da Escola Municipal Miguel Couto e pela Banda Municipal, composta por alunos da Escola Hélio Fraga.

A coordenadora da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SMTCAS), Taís Feliz, destacou a importância do trabalho das escolas na conscientização dos estudantes quanto ao valor e a importância do povo africano na constituição da sociedade brasileira. “A Secretaria Municipal de Educação é nossa parceira neste trabalho, que, com certeza, terá seus frutos colhidos no futuro através de cidadãos conscientizados e livres de qualquer atitude de preconceito”, disse. O titular da SMTCAS, Vágner Machado da Silva, enfatizou o empenho da administração municipal na promoção do debate em torno da igualdade racial através da parceria com as escolas municipais e de eventos já realizados.

O prefeito em exercício, Vitor Antônio Silveira de Oliveira, destacou a luta dos escravos em prol de sua libertação e a importante colaboração da cultura africana na formação cultural do Brasil. “O Brasil é conhecido por ser o país do samba e isso devemos à contribuição do povo da África na construção de nossa cultura”, enfatizou. O representante da Secretaria Estadual da Cultura, João Carlos Agostinho Prudêncio também se fez presente no evento, que também contou com a participação de secretários municipais de demais autoridades.

Release nº 081/2012 – Assessoria de Comunicação

Texto: Raul Fernandes Viegas







16 maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário