sexta-feira, 23 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL CONTRA O RACISMO

Roda de conversa com a “Troca de Saberes” movimenta alunos e professores na Escola Miguel Couto 

A Escola Miguel Couto através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SMTCAS) de Nova Santa Rita, teve a honra de sediar e receber no dia 21 de março de 2012, uma atividade especial, alusiva ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial. 

A atividade foi ministrada pelo Sr. João Carlos Agostinho Prudêncio, da SEDAC (Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul), que consistiu numa palestra formatada em uma roda de conversa com Ações de “Troca de Saberes”: - Roda de Memória de Tradição Oral e Escrita no Caminho da Cidadania, que teve como foco principal, os processos de comunicação comunitária com recortes étnico-raciais. 

O Sr. Prudêncio é Griô em comunicação social, Direitos Humanos e Cidadania - Assessor da Coordenação da Diversidade Cultural e da Coordenação de Culturas Populares - Diretoria de Cidadania Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. 

À medida que os diálogos iam acontecendo, alunos e professores se sentiam instigados e motivados a debaterem seus pontos de vista social e cultural na Roda de Conversa. 

A palestra foi realizada na escola através da coordenadora da Igualdade Racial de nosso município, a Sra. Taís Feliz, com o apoio da professora Viviane Lima que vem desenvolvendo há cerca de 3 anos, um projeto sobre a cultura afro-brasileira, com as turmas de 3º ano do Ensino Fundamental, na Escola Miguel Couto. 

A coordenadora Taís Feliz e Sr. Prudêncio salientaram a importância do desenvolvimento da cultura afro-brasileira em nossas escolas. 

Também esteve presente no evento, o Sr. Willian Félix, presidente da Escola de Samba Estado Maior de Morretes, de Nova Santa Rita. 

Ao término da atividade, o diretor Eduardo Ivanoswski, agradeceu a presença ilustre, do Sr. Prudêncio, ressaltando que alunos e professores saíram enriquecidos culturalmente através dos conhecimentos adquiridos na Roda de conversa com a “Troca de Saberes”, oferecendo uma singela homenagem ao palestrante e demais presentes, através de uma apresentação musical, na voz da professora Viviane Lima e do instrumentista Elias Coimbra, com a música O Negro de 35, de César Passarinho.
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário