terça-feira, 25 de dezembro de 2012

FÉRIAS!!! Uhu!!!


Nossas tão esperadas FÉRIAS chegaram, mas e agora? 
O que fazer? 
Temos que arrumar uma maneira de gastar tanta energia!

Veja algumas dicas:

1. Programar as férias:
Não deixe que as crianças fiquem grudadas na frente da TV, vídeo game ou computador o tempo todo. Se viajar não está nos planos da família, combine passeios, andar de bicicleta, ir ao cinemas, ao shoppings. Se o tempo fechar, invente atividades dentro de casa. Convide seus amigos para brincar! Jogos de tabuleiro, mímica, pintura, desenho e até ver fotos antigas de família.

2. Viajar.
Passar uns dias fora de casa ajuda a quebrar a rotina e todos adoram. É um excelente momento de fazer novas amizades, de reforçar outras, de rever parentes que a muito não viam, e principalmente de melhorar laços entre pais e filhos.

3. Orientar sem comandar.
É muito comum que os pais tentem encher o dia das crianças de atividades, até para que não destruam a casa, mas acontece que as crianças podem ficar perdidas no meio de tanta informação e acabam não aproveitando nada. Tente regrar as atividades e as divida durante todo o período de férias, sem afobação.

4. Que tal convidar os amiguinhos para uma "festa na cozinha"?
É impressionante como as crianças gostam de participar das atividades domésticas quando isso não é uma obrigação. Programe a noite da pizza, dos bolos, ou qualquer prato simples que a criançada possa participar. Tente criar uma linha de produção e encarregue cada um com a tarefa que mais agrada a criança. Envolva-as em todas as tarefas. Da produção à limpeza. A supervisão de adultos na cozinha é fundamental. Facas, fogo, crianças de pé em cadeiras... muita atenção!!!

5. Incentive a leitura
Visite uma boa livraria ou biblioteca pública (ao lado do Posto de Saúde do Centro) e ajude a encontrar livros interessantes para cada idade. A leitura precisa ser algo bom e comum a todos.

6. Aproxime a família.
Aproveite para visitar os parentes que moram mais distante.

7. Faça um piquenique
Existem parques como o Capão do Corvo e o Eduardo Gomes em Canoas com grandes áreas verdes e espaços para fazer um verdadeiro piquenique, para caminhar, andar de bicicleta, jogar bola. Ou ainda os pesque-pague da Sanga Funda e da Estrada do Luizinho que também são excelentes alternativas de lazer.  Mas tenham sempre muita atenção com as crianças em locais públicos. 

8. Cinema em casa.
A criançada não se cansa de assistir os seus filmes favoritos. Chame os amiguinhos, afaste o sofá e prepare a pipoca.

9. Noite do Pijama.
Na verdade, apenas mais um motivo para reunir as crianças. Chame os amiguinhos, prepare os ingredientes de um delicioso cachorro quente e deixe tudo pronto para que cada um possa "montar" o seu. Após o lanche, reúna a criançada para assistir algum filme e em minutos estarão prontas para irem pra cama.


Estas são apenas algumas dicas, mas use sua criatividade, ouça seus filhos, peçam a ajuda e colaboração deles sempre!!!

Dia 18 de fevereiro de 2013, VOLTAREMOS!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário