domingo, 16 de outubro de 2011

HORÁRIO DE VERÃO

Horário de verão é a prática de adiantar o relógio em uma hora. 
O horário de verão foi idealizado por Benjamin Franklin, em 1784, nos Estados Unidos. A intenção de Franklin era aproveitar a luz natural durante os dias mais longos do ano. 

No entanto, o governo americano não gostou da ideia. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial.

O objetivo do horário de verão é a economia do consumo de energia por meio do melhor aproveitamento da luz natural do dia. Assim, a prática reduz a demanda em períodos considerados como “horários de ponta” (das 18 às 21h), onde o consumo é bem maior. 
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932. 
Em 1985, depois de 18 anos sem sua instituição, a prática de adiantar os relógios em uma hora foi novamente adotada em razão da queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas. Após esse período, o horário de verão passou a ocorrer em todos os anos.

Embora proporcione a redução do consumo, o horário de verão é visto por muitos como algo relativamente desnecessário e prejudicial à saúde, já que altera o relógio biológico das pessoas, provocando uma mudança brusca nos ritmos do organismo humano que, normalmente, estão sincronizados entre si, seguindo uma ordem temporal interna.

O horário de verão deste ano, iniciou hoje, dia 16 de outubro e terminará no dia 26 de fevereiro de 2012. 

As Regiões brasileiras que adotam esse horário são: 
  • Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal);
  • Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro) e;
  • Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

E neste ano o Estado da Bahia participará do horário de verão para se manter alinhado ao horário de Brasília, esta adesão foi solicitada pelo governador do estado, Jaques Wagner.

Agora que você já sabe como surgiu o horário de verão, arrume o seu relógio e prepare-se para a segunda-feira!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário