Fundada no ano de
O nome Miguel Couto é uma homenagem a um médico, escritor e político nascido no século XIX. Miguel Couto teve grande influência política, chegando a ingressar na Academia Brasileira de Letras e a participar da formulação de políticas imigratórias.
Em 2006, a comunidade do bairro Berto Círio conseguiu uma grande conquista com a criação, na escola, do EJA, modalidade de ensino de jovens e adultos voltada aos trabalhadores que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino formal.
Atualmente, vários projetos são desenvolvidos na EMEF Miguel Couto. Entre eles, estão os projetos de leitura realizados entre alunos do 3º ano e da 6ª série, coordenados pelas professoras Viviane Oliveira de Lima e Renata Leal dos Anjos, respectivamente. Ambos os projetos buscam o aprimoramento da capacidade de leitura e interpretação dos alunos. Já para os alunos das séries iniciais, há o projeto “Hora do Conto”, onde a imaginação das crianças é estimulada pela professora Ana Cátia Krüger através de histórias, contos e dramatizações. Também com um viés lúdico, a criação da Liga de Futebol de Botão da escola busca a motivação dos alunos através de uma brincadeira tradicional. Os organizadores do projeto, Eduardo Ivanowski e Gustavo Coelho, respectivamente, diretor e vice-diretor da escola, e o professor Luciano Espíndola vinculam a participação dos alunos na liga à prática da pesquisa de assuntos ligados a times e municípios do interior gaúcho. O vice-diretor, Gustavo Coelho, coordena, também, o Ciclo de Filmes “O Mundo Contemporâneo Segundo os Historiadores”, projeto que busca discutir temas atuais junto aos alunos do EJA da EMEF Miguel Couto através de obras cinematográficas. As professoras Kelly de Deus e Juliana Lewandowski desenvolvem o projeto de educação ambiental intitulado “Com Vinda – Preservar e Recriar”, que estimula o desenvolvimento da noção de sustentabilidade entre os alunos.
AMO ESTA ESCOLA, POIS FOI A PRIMEIRA ESCOLA DE NOVA SANTA RITA QUE DEI AULA. MORA NO MEU CORAÇÃO...
ResponderExcluirAninha....
ResponderExcluirSaudades....
Falando da Escola Miguel Couto, também é minha primeira experiência depois do meu estágio no magistério em 1998. Tem sido uma experiência apaixonante e parece que já conheço a equipe e os alunos a muito mais tempo, me sinto em casa.
Otima escola!!!
ResponderExcluirOtima escola!!!
ResponderExcluirOtima escola!!!
ResponderExcluirEstudei na escola Miguel Couto de 1974 até 1978 quando a escola se resumia a dois predios de madeira e uma quadra simples de handbol e volei na parte de trás dos predios e um campinho ao lado para futebol. Duretora Ivone,professor Sergio,prof Elziria e a merendeira Ivone. Tempinho bom!
ResponderExcluir