quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Alunos, pais, professores e equipe diretiva da EMEF Miguel Couto homenageiam veteranos de guerra em Caxias do Sul.

Alunos, pais, professores e equipe diretiva da E. M.E.F Miguel Couto homenageiam veteranos da Segunda Guerra Mundial em Caxias do Sul

No dia 29 de outubro,  os alunos das turmas 81 e 82 da EMEF Miguel Couto realizaram uma saída de campo a Caxias do Sul, sob a coordenação da professora de História, Roberta Zuanazzi Hahn Flores. A turma supervisionada pela professora de História contou ainda com o apoio da orientadora do SOE, Sinara Coutinho e das professoras Alana Demétrio, Ana Denise Andrade e Luciane Lopa de Oliveira e de uma mãe, Rosane Rosa de Mello.
Esta viagem de estudos faz parte do projeto da docente Roberta Flores: Memórias de uma guerra. Este tem como objetivo principal propiciar o contato dos alunos com os veteranos de guerra, pois, infelizmente, esta é uma "comunidade de memória por excelência" que está em extinção. Além disso, pretende-se formar um banco de dados com entrevistas com ex-combatentes.
Pela manhã, o grupo visitou o Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, na Forqueta, importante patrimônio histórico sobre a colonização italiana. Após, realizou-se um piquenique no Parque Nacional da Uva.
 Na parte da tarde, o ponto alto da viagem, fomos ao Museu da FEB e tivemos o privilégio de conhecer e conversar com dois, dos cinco veteranos de guerra ainda vivos de Caxias do Sul e região. São eles: Antônio Romeu Zuanazzi e Alberto Arioli. Foi emocionante! Os alunos fizeram bastante perguntas e tiraram muitas fotos. No final, entregamos uma placa em homenagem aos veteranos, agradecendo-os pela coragem e disposição em contar-nos suas memórias de guerra. A placa foi confeccionada pelo pai de um aluno, Reginaldo de Mello,  da RM Adesivos e ficou lindíssima. Recebemos, em contrapartida, o livro de memórias do Sr Alberto Arioli autografado. Não podemos deixar de mencionar o excelente comportamento dos alunos durante a viagem, tanto que foram elogiados nos dois museus que visitaram. Eles representaram muito bem a Escola Miguel Couto. Parabéns a todos vocês!
Parabéns aos professores brasileiros que mesmo com todas as dificuldades encontradas, correm atrás, vendem lanches para obter recursos para saídas de campo e etc. Tudo isso,  para propiciar a seus alunos uma oportunidade de ampliar horizontes, conhecer outras culturas e, neste caso, conhecer veteranos de guerra, que talvez daqui a cinco, dez anos não estejam mais aqui para compartilhar estas histórias.
Durante e após a viagem era normal escutar dos alunos: " melhor viagem que já fiz", " vou contar para os meus filhos daqui alguns anos, e eles não vão acreditar que eu estive com alguém que lutou na Segunda Guerra". Diante de todas as riquezas e aprendizados que uma viagem de estudos proporciona aos educandos, temos de pensar sobre a importância  dos investimentos públicos para a realização destas atividades.